Bexiga

A Bexiga é responsável tanto pelo armazenamento de urina quanto pela micção (esvaziamento). Urinar é tão normal para a maioria das pessoas que acabamos não compreendendo os inúmeros problemas que podem acometer esse órgão.

A micção é um ato fisiológico fundamental e importantíssimo para manutenção da nossa saúde. Sendo assim, o funcionamento adequado da bexiga é de extrema importância para nossa vida. Contudo, alguns problemas podem fazer com que a bexiga perca suas duas principais funções, como dito antes, de armazenar e esvaziar a urina.

Pessoas que não conseguem armazenar direito a urina têm problemas não só de saúde, mas principalmente de qualidade de vida. Imagine ter que ir ao banheiro a cada 20 minutos. Sair da sua própria casa passa a ser um problema, tendo que planejar os banheiros no caminho para poder chegar em qualquer lugar. A bexiga hiperativa é uma das doenças que causam esses tipos de sintoma, mas para chegar no seu diagnósticos devem ser pensados como infecções, doenças neurológicas e mesmo tumores.

Esvaziar a bexiga também é importante. Pessoas que não conseguem esvaziar a bexiga passam a ter problemas de infecção de repetição, pedras (cálculos) na bexiga e perda da função dos rins. A chamada bexiga hipoativa - causada por diversos fatores como diabetes, AVC, idade, dentre outros - é uma das responsáveis por esse tipo de problema.

Sendo assim, as chamadas disfunções miccionais, merecem atenção e investigação adequada para garantir uma micção saudável e melhorar a qualidade de vida das pessoas.