Icones-01.png

Infecção do trato urinário

Apesar de muito frequente, a infecção urinária acaba não recebendo a importância e a atenção que merece. Popularmente conhecida como infecção de urina, acomete mulheres e homens desde a infância até a terceira idade. 

 

A apresentação mais comum acontece em mulheres após o início da atividade sexual, normalmente acometendo apenas a bexiga (quando a chamamos de Cistite). Contudo, não é incomum mulheres e homens terem infecções do trato urinário de repetição, e acabarem apenas tratando com antibióticos e não investigando a causa. Essa condição traz enormes transtornos, como dores recorrentes, afastamento do trabalho, além de aumentar o risco de situações mais graves, como as infecções por bactérias resistentes. 

 

São diversas as causas de infecção urinária de repetição, podendo estar associadas a algum distúrbio no esvaziamento adequado da bexiga, ou algum foco de colonização de bactérias, como, por exemplo, os cálculos urinários. Condições genéticas também estão associadas com infecção do trato urinário recorrente.

 

Sendo assim, é muito importante o acompanhamento adequado de todos os pacientes que tem algum episódio de infecção do trato urinário, e, principalmente, daqueles que já vivenciaram mais de uma vez esse problema.