Espermograma, Varicocele e Infertilidade Masculina

As mulheres costumam receber mais atenção quando o assunto é infertilidade, porém o homem está envolvido em torno de metade dos casos de infertilidade, sendo o único responsável em até 30% das vezes.

Dentro das inúmeras causas de infertilidade masculina a Varicocele é a mais frequente. Muito comum na população, a varicocele é uma alteração nas veias do testículo, muito semelhante com as tão conhecidas varizes. Isso faz com que a circulação do sangue no testículo seja alterada e piore a espermatogênese (produção de espermatozóides). Além de alterar o espermograma, a varicocele pode trazer dor testicular e incomodar muito os homens e meninos com essa condição.

É muito importante o acompanhamento e avaliação correta desta condição, sendo fundamental a realização de ultrassonografia e espermograma em homens com suspeita de varicocele. Quanto mais tempo o testículo tem essa alteração, pior serão os resultados de fertilidade no futuro. O tratamento da varicocele é atualmente realizado com microscópio e um pequeno corte quase imperceptível abaixo da virilha, trazendo melhores resultados e menor desconforto para os pacientes.