top of page
Dr Felipe Pugliesi Urologia Urologista Próstata Câncer Crescimento Benigno Hiperplasia HPB Prostatite Infecção urina Dificuldade urinar

Próstata

Apesar de a maioria dos homens se preocuparem mais com o câncer de próstata, esta não é a doença mais comum deste órgão.

Localizada logo abaixo da bexiga, a próstata é o órgão responsável pela produção da maior parte do sêmen no homem. Apesar de o câncer de próstata ser o mais conhecido, a principal doença que acomete a próstata é chamada de Hiperplasia benigna da próstata ou hiperplasia prostática benigna (HPB).

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma doença benigna, que acomete quase todos os homens com o passar da idade. Quanto mais idosos, maior a incidência desta doença. O crescimento da próstata faz com que ela passe a obstruir a saída de urina, gerando alguns sintomas sugestivos da doença: esforço para urinar, gotejamento após terminar o jato, vontade súbita de urinar (às vezes até com perdas na roupa) e necessidade de acordar várias vezes para ir ao banheiro. Todos esses sintomas acabam gerando diminuição da qualidade de vida e também do sono dos pacientes, gerando irritabilidade e limitações sociais.

O tratamento dessa doença inicia-se sempre com remédios, sendo na maioria das vezes o suficiente para controle dos sintomas. Porém, em alguns casos, é necessário realizar uma cirurgia para desobstruir a saída de urina.

Existem várias formas de tratamento cirúrgico, porém a grande maioria consegue ser por via endoscópica ou minimamente-invasiva. Isso significa menor agressão ao corpo do paciente e melhor recuperação.

Sendo assim, se você tem sintomas urinários ou conhece alguém que tenha, procure atendimento com o urologista.